website metrics Pensamentos: Festival de Cannes - Take 2

quarta-feira, junho 14, 2006

Festival de Cannes - Take 2

(Numa tentativa de saciar leitores insatisfeitos...)

Geração Tiananmen

"The climax of a film isn't necessarily found at the end.", Lou Ye

Tiananmen é o clímax da narrativa. Poderia ser o final do filme, mas o culminar dos acontecimentos divide Summer Palace ao meio.
Na primeira parte, o filme respira muito perto dos corpos que procuram saciar a adolescência e o amor. As cenas de sexo são fortes, são muitas, mas são também algumas das mais bonitas que já vi. Lou Ye não faz um filme pornográfico, nem sequer erótico. O realizador traça apenas o retrato de uma juventude rebelde (como todas), sedenta de democracia e de liberdade.
Na segunda metade, as personagens ressacam os conflitos de Tiananmen. Summer Palace transforma-se num melodrama, que poderia cair no ridículo, não fosse a segurança de um realizador experimentado.
O filme é longo. Às vezes, demasiado longo. Os diálogos, bem construídos, são longos. Também os silêncios o são – bem construídos, mas demasiado longos. Mais do que um filme político sobre os acontecimentos da Praça da Paz Celestial, em 1989, Summer Palace é um retrato da juventude de Pequim por alturas do massacre de Tienamen.
O Passeio da Fama está nos INSTANTES.

4 Comments:

Blogger MOLOI LORASAI said...

Os leitores insatisfeitos, principalmente os do Porto, devem é levar puxões na orelha!

 
Blogger francisco carvalho said...

Agora fiquei com vontade de ver o filme.
;)

 
Blogger MOLOI LORASAI said...

já acusou-se um!

 
Anonymous Anónimo said...

aproveitas.te bem todos os momentos que passas-te em cannes e agora reparo o quanto instinto de jornalista tu tens, és uma ratuxa e muitos dos momentos que passamos te serviram pa longos e vários temas que preenchem´extensas páginas do teu blog, mais uma vez vejo-me obrigada a felicitar-te!!
BJS REDWOMAN

 

Enviar um comentário

<< Home