website metrics Pensamentos: As Rebeldes

sexta-feira, março 14, 2008

As Rebeldes

"O tempo tornou-se cinzento. Começou a chover. O pequeno cortejo pôs-se em marcha, Kyzom à frente. Caminhava a longas passadas com o entusiasmo de uma noviça em rebelião. A primeira gritou:
- Libertem o Tibete!
E as outras imitaram-na, gritando também:
- Viva o Tibete livre! Viva o Tibete livre!
(...)
Como todos os Tibetanos, sabia do que os Chineses eram capazes de infligir aos seus prisioneiros. Em quarenta anos de ocupação, a memória do país enchera-se de espantosas atrocidades. (...)
Liberta das grilhetas, mandaram-na sentar-se numa cadeira, diante da secretária de um responsável. Perguntou-lhe o nome, a idade, de onde vinha e o que fazia em Lassa. Ela respondeu o mais sucintamente possível, sem fornecer demasiados pormenores: «Kyzom»... «dezanove anos»... «filha de nómadas»...
- E os que estavam contigo, conhece-los? - insistiu o interrogador.
- Não.
Um homem aproximou-se com um bastão eléctrico na mão direita. Mal ele tocou nas barras da cadeira com o bastão, a jovem sentiu uma violenta descarga. Com o corpo todo a tremer, as pernas retesadas, os dedos enclavinhados no assento e os olhos congestionados, quase perdeu a consciência.
Dez vezes, vinte vezes, ela respondeu:
- Não, não os conheço.
Dez vezes, vinte vezes, sentiu a descarga eléctrica.
Tang Tuta já não aplicava a matraca apenas na cadeira como de princípio, mas em todo o corpo; no pescoço, nas mãos, nas costas ou na cabeça..."
in: "Os Rebeldes do Himalaia", de Philippe Broussard
Baseado nos relatos de Kyzom e Yangdol, duas monjas tibetanas presas e torturadas, até à sua fuga para Dharamsala, através do Himalaia.

1 Comments:

Blogger MOLOI LORASAI said...

hoje, dia 16 de março, a KIKA, filha do Francisco, comemora o seu aniversário...

 

Enviar um comentário

<< Home