website metrics Pensamentos: A Crise Vista de Cima

quinta-feira, abril 09, 2009

A Crise Vista de Cima

"Deus suspirou. Estava cansado. Há biliões de anos, quando era mais jovem e ambicioso, a ideia de criar um Universo não Lhe parecera absurda. Agora se arrependia. O empreendimento fugira ao Seu controle. (...)
Olhou em volta da mesa de reuniões. Sua presença ali era dispensável. Como Director-Presidente tinha a última palavra, mas as decisões eram tomadas pela Sua assessoria. Aqueles jovens tecnocratas pensavam que tinham resposta para tudo. (...)
- Precisamos fazer uma análise de custos. Depois um organograma, um fluxograma, um...
- Eu fiz tudo em seis dias - interrompeu o Director-Presidente. - E sozinho. Só descansei no domingo. No meu tempo não existia semana inglesa.
Lá vinha Ele outra vez com as reminescências. Ninguém negava o Seu valor. Mas o tempo dos pioneiros já passara. Agora era o tempo dos técnicos. Dos gerentes. Dos especialistas.
- Acho que devíamos começar fechando a Terra - arriscou o Diretor Financeiro. (...) Acho que a Terra já deu o que tinha a dar. Todos os seus recursos estão esgotados. Não é mais rentável. Não há como recuperá-la. Devemos acabar com ela antes que comprometa todo o grupo. (...)
O assessor RP mostrou alguma preocupação.
- Em termos de imagem, pegaria mal. (...)
- Esqueça - disse o Director Financeiro - A Terra não tem mais volta. Foi muito mal administrada. Está falida. Só estaríamos prolongando a sua agonia, com subsídios. Proponho o fechamento."

in Recriação, de Luís Fernando Veríssimo