website metrics Pensamentos: Persistência da Memória # 01

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Persistência da Memória # 01

"A Persistência da Memória", Salvador Dali (1937)

Há memórias que se apagam com o tempo. Recordações que desaparecem da nossa vida. Situações que esquecemos para apreender outras.

A memória que agora se constrói é um carrossel de emoções, muitas vezes sem sentido, sem a estrutura da razão. Muitas destas memórias são fruto de uma repetição cíclica dos media. A repetição do presente até à exaustão, para esquecermos o passado.

Nesta amnésia colectiva, o ser humano esquece a sua identidade, procura rever-se em novos modelos. É uma tentativa desesperada de se livrar da amnésia cultural em que vamos mergulhando, à medida que os media recontam a história e apagam para sempre as páginas que se encerram na Torre do Tombo.

É por isso que todos guardamos um álbum de recordações. Não só de fotografias, mas também diários, cartas, frases - álbuns de momentos.

Só reconhecendo o passado podemos melhorar o futuro.

2 Comments:

Blogger MOLOI LORASAI said...

A poetisa Fiama Hasse Pais Brandão morreu aos 69 anos, disse hoje à Lusa o editor da autora, que foi também dramaturga, ensaísta e tradutora.

 
Blogger MOLOI LORASAI said...

A Hora do Mito:
Quetzalcoatl
Narrativa, por José Antunes
Dia 24, Quarta-feira às 19,30 horas



Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada, símbolo do ser humano que caminha com os pés na terra mas com capacidade para se erguer através das suas asas interiores e voar até mundo espiritual, foi o principal mito dos povos pré-colombianos da Mesoamérica. Que aventuras maravilhosas vive este ser tão fantástico e semelhante a nós…


Entrada Livre

Nova Acropole do Porto

 

Enviar um comentário

<< Home