website metrics Pensamentos: Retrato de Cannes

quarta-feira, junho 28, 2006

Retrato de Cannes

São os saltos altos que marcam o ritmo da noite. Os vestidos arrastam-se na avenida La Croisette. Brilhantes, sem costas, de alças, decotados. Compridos, curtos, pretos, coloridos. Todas as mulheres são belas. Os homens charmosos.
Os aromas enroscam-se nos smokings e sobem até às estrelas. Naquela passerelle desfilam famosos, conhecidos, anónimos. Uns vão com pressa para o cocktail que já começou, outros apressam-se para a projecção que vai começar. Na rua desfilam os carros: Bentley, Rolls Royce, Lamborghini, Ferrari.
De um lado a praia, do outro uma montra de ilusão. Dior, Prada, Valentino, Gucci, Chanel… Um vestido preto esconde o busto de madeira que lhe serve de medida ao preço – 1 100 euros. No chão, uma mulher de rugas vincadas (de certeza nunca fez uma plástica, nem usou botox) embala uma criança adormecida pela mistura doce dos perfumes. Tem a mão direita estendida, suja, calejada da vida. Num pedaço de cartão, talvez de transportar o vestido da montra, misturam-se as siglas e as palavras no entendimento humano:
S. V. P. Sans-Abri”.
23 de Maio de 2006

2 Comments:

Blogger francisco carvalho said...

Assim é o mundo.
Ou melhor, assim são os humanos no mundo.

 
Anonymous Anónimo said...

este teu texto esta fortissimo!!!
mto forte e cheio da moral e de verdade, mas eu tb lá estive e cannes foi sensacional, apesar de tambem ter testemunhado o triste momento da mulher com a criança a pedir, sei que não demonstra o retrato dos momentos que vivemos em cannes!!
Não conhecia esta tua faceta tão habilidosa que é escrever, dou-te os meus parabéns e afirmo que gostei bastante!!
BJS GRANDES da Catarina Gaspar, cheinha de saudades!!!

 

Enviar um comentário

<< Home