website metrics Pensamentos: Vista para o Espaço

domingo, julho 02, 2006

Vista para o Espaço

Aos domingos de manhã o jardim está vazio. Ainda cheira a relva cortada, ouve-se o silêncio dos pássaros, sente-se a brisa nos ramos das sombras.
As páginas do jornal começam com a bola. A histeria portuguesa, depois a francesa, a confiança das duas selecções. Já chega! Pelo menos a Pública (à excepção do cartoon do Luís Afonso, que não incomoda) poupa-nos desta espiral de emoções e irracionalidades da bola. Entre as linhas, página a página, há uma reportagem que mais parece ficção. Podia chamar-se “história de um pastor que hoje é astrónomo”. De costas voltadas para a Serra da Estrela, nenhuma leitura me parece mais adequada.
Sérgio Caldeira, 38 anos, nascido numa Lourinhã sem televisão. Saiu da escola para guardar o rebanho. Não se queixa, porque lhe deixava muito tempo para ler. E leu, apesar da oposição do pai que não percebia a utilidade daquele hábito. Leu clássicos, astronomia, ficção científica. Conseguiu tirar um curso de informática, entregou-se à observação da Lua, através de um telescópio de fabrico próprio. Hoje usa o mesmo telescópio, tem conhecimentos profundos sobre a órbita da Lua, já observou asteróides e cometas. Conhece o céu. Diz que é feliz.
Não acredito que o futuro esteja escrito nas estrelas, mas para se avançar é preciso olhar para o céu.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

há histórias de vida que vale realmente a pena conhecer ... *

 
Blogger MOLOI LORASAI said...

E agora, além de Me quem vai fazer comentários aqui?

 

Enviar um comentário

<< Home