website metrics Pensamentos: Adeus Plutão

quinta-feira, agosto 24, 2006

Adeus Plutão

Foto: NASA

Para os romanos, Plutão era filho de Saturno e Cibele, irmão de Júpiter e Neptuno. Na entre os deuses acabou por destronar o pai. No fim da guerra, o mundo foi dividido entre os deuses. Zeus fica com os céus e cria o Olimpo. Neptuno fica com os mares e por muito tempo com a superfície. A Plutão restou as profundezas e o mundo dos mortos.
Neste mundo subterrâneo reinava o terror. Por causa da sua dureza nenhuma deusa o desposou, obrigando-o a raptar Perséfone, que foi violada e amada imensamente, reinando nos infernos como sua rainha. Amado e odiado, tinha uma carruagem negra puxada por cavalos negros que soltavam chamas verdes. Quando vinha à superfície provocava terramotos, trazia morte e destruição. Era sempre acompanhado pelo seu cão de três cabeças, Cérbero. Causava atração e repulsa entre os homens. Era considerado um Deus terrível.

Na Astrologia Plutão representa as fases de transformação que o ser humano atravessa na vida, bem como a sua coragem descomunal, a determinação e a força. Está associado à complexidade e às situações decisivas na vida.

Talvez por ter sido descoberto nos anos 30, momentos conturbados para a Terra, o pobre Planeta foi batizado como Plutão. Ainda pouco satisfeitos, astrónomos e astrofísicos de todo o mundo reúnem-se hoje para decidir se o retiram do sistema solar.
As opiniões dividem-se. Owen Gingerich disse à Astronomy que o melhor será distinguir entre os oito planetas clássicos do sistema solar e os novos objectos trans-neptuno. Enquanto Ron Ekers, na Astronomy Now considera a hipótese de juntar mais três planetas ao esquema tradicional - Ceres, Charon e UB313. E os outros?...

1 Comments:

Blogger MOLOI LORASAI said...

Pluto deve estar puto. Classificaram-no de planeta anão (dwarf planet).

 

Enviar um comentário

<< Home