quarta-feira, janeiro 31, 2007
terça-feira, janeiro 30, 2007
Arranque
Ouvi há cerca de um ano, na TSF, um senhor reformado dizer que neste referendo só deviam votar as mulheres, porque é um assunto que só a elas (nós) lhes diz respeito. Na altura ouvi este testemunho algo divertida com a ideia, mas bastante céptica.
Agora, cada vez mais me inclino a dar-lhe razão.
sexta-feira, janeiro 26, 2007
quinta-feira, janeiro 25, 2007
Febre Africana
"Acima de tudo, salta à vista a luminosidade. Luz por toda a parte. Claridade por toda a parte. Sol por toda a parte. Ainda ontem estava em Londres outunal e chuvosa. O avião ensopado. Vento frio e escuridão. E aqui, desde manhã, todo o aeroporto banhado pelo sol, nós todos - ao sol."
in: Ébano, de Ryszard Kapuscinski
quarta-feira, janeiro 24, 2007
segunda-feira, janeiro 22, 2007
sexta-feira, janeiro 19, 2007
Persistência da Memória # 01
"A Persistência da Memória", Salvador Dali (1937)
Há memórias que se apagam com o tempo. Recordações que desaparecem da nossa vida. Situações que esquecemos para apreender outras.
A memória que agora se constrói é um carrossel de emoções, muitas vezes sem sentido, sem a estrutura da razão. Muitas destas memórias são fruto de uma repetição cíclica dos media. A repetição do presente até à exaustão, para esquecermos o passado.
Nesta amnésia colectiva, o ser humano esquece a sua identidade, procura rever-se em novos modelos. É uma tentativa desesperada de se livrar da amnésia cultural em que vamos mergulhando, à medida que os media recontam a história e apagam para sempre as páginas que se encerram na Torre do Tombo.
É por isso que todos guardamos um álbum de recordações. Não só de fotografias, mas também diários, cartas, frases - álbuns de momentos.
Só reconhecendo o passado podemos melhorar o futuro.
quinta-feira, janeiro 18, 2007
segunda-feira, janeiro 15, 2007
Viagens no Tempo
"O futuro chega a cada instante, e vai-se embora, e quase nunca o reconhecemos. Raramente tem o rosto que imagináramos. É-nos interdito viajar em contramão - mas também, com franqueza, porque havríamos de querer voltar atrás, para o que já conhecemos, quando a aventura está lá à frente?"
in: Viagens no Tempo (Pública), José Eduardo Agualusa
sexta-feira, janeiro 12, 2007
quinta-feira, janeiro 11, 2007
segunda-feira, janeiro 08, 2007
Pássaro Azul
O céu do Porto está cinzento. Diria até que este é o seu estado natural - carregado, sombrio, cor de chumbo. Sempre a ameaçar que lhe caiam as lágrimas.
Mesmo assim, de vez em quando, há um Pássaro Azul que atravessa o manto de remendos de nuvens. Traz um raio de luz, um calor reconfortante, uma brisa com cheiro a primavera.
sexta-feira, janeiro 05, 2007
1980
Diz a minha mãe que há 27 anos estava frio. Diz ela que chovia. Diz que a meio da tarde pôs bacalhau de molho (na casa da minha infância come-se bacalhau com todos na noite de Reis, tal como no Natal). Não teve tempo de descascar as batatas. Antes da hora de jantar a bolsa rompeu-se. Pediu a um vizinho para a levar.
Nasci na maternidade de S. João, às 21:40h, nessa véspera de Reis em que o frio ainda existia.
quinta-feira, janeiro 04, 2007
2007
Já tenho um pé no Ano Novo. Neste ano que será para mim, de facto, completamente novo. Num ano em que vou encontrar "Bocados de mim".